Após denúncias, Defesa Civil aciona órgãos ambientais para apurar contaminação no Rio Benedito

A Defesa Civil segue acompanhando a situação e reforça que novas informações serão divulgadas conforme o avanço das investigações.

Por Roman Raiter 29/01/2026 - 16:17 hs
Foto: Fotos: Divulgação/Defesa Civil

Após diversas denúncias recebidas por meio do telefone 199, a Defesa Civil tomou conhecimento de um possível crime ambiental de grande proporção no Rio Benedito. Diante da situação, o órgão adotou medidas imediatas e acionou o órgão ambiental competente e a Polícia Militar Ambiental para acompanhamento do caso.


Foram realizadas rondas ao longo do curso do rio, chegando até um ponto onde há suspeita de vazamento de algum produto químico na água. Equipes técnicas estiveram no local e realizaram a coleta de amostras de água e de peixes, que serão encaminhadas para análise com o objetivo de identificar a origem da contaminação e os responsáveis pelo ocorrido.


A investigação segue sob responsabilidade da Polícia Militar Ambiental, em conjunto com o órgão ambiental. Ainda nesta tarde, será montada uma força-tarefa para a retirada dos peixes mortos do rio, com o objetivo de reduzir o odor e minimizar os impactos às residências próximas.


A Defesa Civil segue acompanhando a situação e reforça que novas informações serão divulgadas conforme o avanço das investigações.


“Assim que recebemos as denúncias pelo 199, nossa equipe iniciou os procedimentos necessários e acionou os órgãos competentes. O foco neste momento é identificar a causa dessa possível contaminação, garantir a retirada dos peixes mortos e reduzir os impactos à população. Seguimos acompanhando a situação de perto e todas as informações confirmadas serão repassadas de forma oficial", explica Eduardo Senem, coordenador da Defesa Civil de Timbó.